Mensagem do Dia

Histórico

O texto abaixo foi extraído da crônica feita por um trabalhador da nossa casa espírita em comemoração aos 18 anos de Fundação e Trabalho (XVIII Encontro).

"Vinte de janeiro é dia de comemoração da fundação da nossa Casa Espírita, nos idos de 1993.

Um dia, para muitos, difícil de esquecer.

Em 1992, lá pelo meio do ano, trabalhava na agência do Banco do Brasil, em Frei Paulo, e fui cumprir meu dever de profissional, atendendo um dos clientes mais antigos da agência, o Luis Carlos.

Conversa vai, conversa vem, e eis que entramos em um assunto que levava tudo a uma experiência difícil passada pelo Luis, que dizia respeito ao retorno do seu filho ao Mundo Maior.

Neste ínterim, sugeria que o mesmo procurasse uma Casa Espírita para que pudesse fortalecer o seu dia-a-dia e ele sorriu e respondeu que se não fosse a Santa Doutrina, não sabe como teria enfrentado a referida situação.

Dias após este diálogo, em novo contato, iniciou-se um diálogo no sentido de que criássemos um grupo de estudos da Doutrina e que ele, Luis, já tinha um espaço em vista.

Amadurecemos a ideia e iniciamos nossos estudos na sede de sua propriedade rural, com a presença de alguns companheiros e companheiras que dentre os mesmos alguns ainda estão em nosso meio.

Tivemos o mérito de recebermos bons expositores, que muito contribuíram para nosso despertar e aprendizado, entre os mesmos podemos citar: Dr. Osvaldo, Iolanda, Torres, Orlando Macedo, Orlando Caldas, dentre tantos outros.

Meses após, iniciamos a construção da nossa Sede, o que veio a despertar um mal estar dentre nossos irmãos de outras religiões, inclusive com ações mais agressivas, mas as ocorrências só vieram a fortalecer os nossos propósitos, o que nos levou a expandir nossas atividades e área construída, apresentando hoje as seguintes ações:

- 2 reuniões públicas (sábados e quartas - 19:30 h);
- estudo sistematizado (sábados - 15 h);
- prática de exposição (último domingo de cada mês - 09:00 h);
- reunião desobsessão (segundas-feiras);
- reunião de educação mediúnica (terças-feiras);
- evangelização para jovem e crianças (quintas-feiras e domingos) e distribuição de sopa (quintas-feiras);
- campanha do alimento e do agasalho (permanente);
- culto do evangelho no lar (trabalhadores e terceiros);
- 2 encontros anuais ( primeiro e segundo semestres);
- fluidoterapia ( segundo sábado de cada mês );
- programa radiofônico durante mais de 10 anos;

Durante todos estes anos, objetivamos seguir os ditames contidos nos ensinos de JESUS e KARDEC, sempre em sintonia com os Benfeitores Maiores, nossos Irmãos, Orientadores e Amigos de jornada evolutiva, permitindo uma administração com sinergia, ouvindo sempre que necessário, nossos orientadores.

Dentre os inúmeros estudantes que já trilharam e trilham sob orientação desta casa, registramos nossos agradecimentos e saudades da nossa irmã JOSEFINA e nosso irmão VICENTE, que já retornaram para o Mundo Maior, ao tempo que somos agradecidos a todos que fazem a Irmandade Espírita Pedro Garcia Moreno Filho, indistintamente, pois todos são importantes na pirâmide da evolução.

Enfrentamos muitas dificuldades durante estes anos, como incompreensões, pontos de vista divergentes, opiniões renitentes, invigilância etc., mas sempre confiantes que estamos no caminho certo, vencemos e continuamos vencedores, espinhos estes sejam oriundos de irmãos de lide, sejam de adversários da Doutrina e nossos adversários.

Trilhar nos caminhos de luz leva-nos à reflexão da necessidade de nos melhorarmos urgente, pois este caminhar é imcompatível com nossos valores cultuados no presente, notadamente aos ligados às necessidades do mundo atual.

Louvamos ao CRIADOR, a JESUS e seus EMISSÁRIOS, ao tempo que agradecemos aos BENFEITORES que nos assistem neste caminhar em busca da perfeição, bem como aos Administradores desta Seara no Mundo Maior.

Grato, Irmãos e Irmãs, por estarem conosco, por manterem conosco sempre um diálogo, seja orientador, seja esclarecedor, seja fortalecedor.

Grato a todos vocês que fazem o Espiritismo de FREI PAULO – SERGIPE - BRASIL - Planeta TERRA.

Muita Paz."


"Que Jesus, o Mestre Maior, os ilumine."